A MAGIA DA INFÂNCIA

Partilha de algumas actividades e recursos para o pré-escolar...somos um grupo pequenino de crianças do Jardim-de-Infância da Azambujeira/Agrupamento da Benedita...e fazemos a delicia do jardim...

quinta-feira, 24 de junho de 2010

A Flor Mais Grande Do Mundo Jose Saramago

Avaliação...


A avaliação na educação pré-escolar, deve ser entendida como um meio de recolha de informação, indispensável em todo o processo de ensino/aprendizagem.

A observação é o principal instrumento de avaliação no Jardim-de-infância, deve ser feita de uma forma sistemática e continua, não contendo juízos de valor, mas sim uma informação que permita reformular os processos de ensino/aprendizagem.

História de Maria Benguela e Pascoal...


Verdadeiros artistas...história ilustrada pelas crianças de 5 e 6 anos...e uma pequena ajuda da educadora...

sábado, 19 de junho de 2010

"O nó do Amor..."para reflectir...


Numa reunião de pais numa escola da periferia, a directora ressaltava o apoio que os pais devem dar aos filhos e pedia-lhes que se fizessem presentes e o máximo de tempo possível...considerava que, embora a maioria dos pais e mães daquela comunidade trabalhassem fora, deveriam achar um tempo para se dedicar e entender as crianças.
Mas a directora ficou muito surpreendida quando um pai se levantou e explicou, com o seu jeito humilde, que ele não tinha tempo de falar com o filho, nem de vê-lo, durante a semana, porque quando ele saía para trabalhar era muito cedo e o filho ainda estava a dormir...quando voltava do trabalho já era muito tarde e o garoto já não está acordado. Explicou, ainda, que tinha de trabalhar assim para prover o sustento da família, mas também contou que isso o deixava angustiado por não ter tempo para o filho e que tentava redimir indo beijá-lo todas as noites quando chegava a casa. E, para que o filho soubesse da sua presença, ele dava um nó na ponta do lençol que o cobria. Isso acontecia todas as noites. Quando o filho acordava e via o nó, sabia, através dele, que o pai tinha estado ali e o havia beijado. O nó era o meio de comunicação entre eles.
A directora emocionou-se com aquela história e ficou surpresa quando constatou que o filho desse pai era um dos melhores alunos da escola.
O facto faz-nos reflectir sobre as muitas maneiras das pessoas se fazerem presentes, de se comunicarem com os outros. Aquele pai encontrou a sua, que era simples, mas eficiente. E o mais importante é que o filho percebia.
De salientar a extrema importância da comunicação através do sentimento. Um simples gesto como um beijo e um nó na ponta do lençol...

"Festa da Criança e do Ambiente/Alcobaça/ 2 de Junho"

"Alecrim e rosmaninho...que cheirinho..."


"Com uma agulha, lã e ajuda, decorámos os saquinhos de organza...depois colocámos dentro alecrim e rosmaninho e levámos para casa...vamos colocar numa gaveta da roupa...ai que cheirinho!"

quinta-feira, 17 de junho de 2010

"Donde vindes S. João...de manhã tão molhadinho...venho de ver as fogueiras...e de apanhar rosmaninho..."

terça-feira, 8 de junho de 2010

"O Cuquedo" - História contada pelas crianças...


As crianças gostam muito da história do "Cuquedo" e eles próprios a contaram...
Estimular as crianças para a leitura é uma das tarefas dos educadores...

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Experiência "Bolo na caneca"/ Dia da Criança


Um dia especial, recheado de coisas especiais...fizemos uma experiência muito gira...o bolo na caneca...as crianças adoraram...e no final do dia, todos nos deliciamos com este bolinho...

Dia Mundial do Ambiente - 5 de Junho

terça-feira, 1 de junho de 2010

Dia da Criança...Ser criança é...


"Todos diferentes, mas todos muito lindos"
Cada criança decorou um menino ou menina ao seu gosto e cada uma delas falou do que é ser criança...
"Como é bom ser Criança!!"